A Escola

O Cônego e suas histórias de conquistas

     O Colégio Cônego completa 35 anos de existência em 2018. Portanto, há mais de três décadas vem formando gerações para fazerem brilhar a história do nosso Estado, pois educação é vida, é vivência. Por isso a nossa Escola vem tratando com muito interesse e preocupação os cuidados com a educação das crianças e dos jovens, desde a sua fundação, em 15 de outubro de 1983. Já são muitos anos de trabalho e dedicação efetivos e, mesmo antes disso, os professores Gentil e Cesarina já se planejavam e se organizavam para fazer acontecer esta grande Escola, foram 12 anos de sonho e de preparação. 

     Nossa escola carrega este nome em homenagem ao Cônego Francisco Pereira, padre que assumiu a Paróquia de Messejana por muitos anos e pessoa pela qual o casal fundador de nossa escola, Sr. Gentil e D. Cesarina, tinha muito apreço.

     A nossa maneira, entretanto, não é igual à forma arquitetada nos gabinetes luxuosos por tecnocratas ricos em saber teórico, mas distantes do conhecimento da realidade das famílias. Os seus Diretores Fundadores sempre foram ousados nas práticas educativas. Nunca se abalaram pelas inovações dos padrões educacionais impostos pela sociedade, que os levassem ao desânimo. Continuaram na busca de valores educativos garantindo o poder de transformar o futuro da nossa juventude.

     As ferramentas utilizadas para a conquista histórica do Cônego são: o ideal de educar; a capacidade dos diretores e do corpo docente; a perseverança; a assistência constante nos trabalhos realizados na escola e a certeza de que Deus se faz presente nesta obra educacional.

     Em 2010, a filha do casal, Racquel Leite, implantou o setor de Gestão de Pessoas (GP) que, juntamente com a Direção e demais coordenadores, busca alinhar os Objetivos/Missão da Escola aos objetivos pessoais e profissionais de seus Educadores/Colaboradores através de práticas de Gestão de Pessoas,  implantando novos benefícios nesta área, no que diz respeito ao seu quadro de funcionários, como colaboradores desta Instituição de Ensino. O GP vem atuando de forma positiva na escola e em 2015, o Colégio Cônego foi eleito por seus colaboradores, uma das melhores empresas para se trabalhar no Ceará, premiação conferida pelo Great Place To Work – GPTW.

     Reconhecemos e agradecemos aos pais que também apostam no nosso trabalho e naqueles que acreditam firmemente na seriedade da nossa proposta educacional. Isso faz com que cada vez mais nos esforcemos para conduzir com dignidade esta Escola. 

     Assim, o Colégio Cônego cresce de forma saudável tanto no âmbito pedagógico, social, religioso, bem como nos avanços tecnológicos. Esperamos continuar recebendo de Deus as graças necessárias para que possamos vencer todos os obstáculos para realizarmos o que sempre foi planejado: EDUCAR INSTRUINDO E INSTRUIR EDUCANDO.

 

Cesarina Leite

Diretora Fundadora.

Missão

Contribuir para a educação de crianças e jovens com instrução de qualidade e formação humana cristã e para o fortalecimento do vínculo familiar, a fim de formar cidadãos socialmente ativos e conscientes de seus direitos e de suas responsabilidades, buscando torná-las pessoas felizes e capazes de atingir a excelência profissional. 

Valores

      1 - Preservar a instituição familiar como a base de tudo;
      2 - Ética e Cidadania enquanto reflexão das práticas educativas;
      3 - Fraternidade e Solidariedade como compromissos sociais;
      4 - Disciplina e Organização como facilitadores da boa convivência;
      5 - A Crença no Ser superior;
      6 - Acolhimento à Diversidade humana;
      7 - Melhorias contínuas nos processos, serviços e pessoas;
      8 - Valorização do conhecimento Científico, Humano, Artístico e Cultural.

Visão

Ser reconhecida pela excelência educacional como uma das melhores instituições de ensino de Fortaleza, pautando-se na vivência da fé cristã e formação humana e na parceria com as famílias.

Proposta educacional

       A sua opção pelo nosso Colégio é, sem dúvida, uma escolha inteligente. Você fará parte de uma Instituição de Ensino sólida e comprometida com o desenvolvimento do aluno, pois quem escolhe o Cônego entende de educação.

• Educar o aluno integralmente;
• Conscientizar o educando sobre os direitos e deveres do cidadão;
• Formar o aluno para uma consciência histórico-crítica da sociedade;
• Capacitar o aluno para a construção de uma sociedade democrática;
• Promover o ensino-aprendizagem no qual o professor seja o elemento facilitador do processo e o aluno o centro;
• Sensibilizar o aluno sobre a família, construtora dos alicerces básicos do desenvolvimento humano;
• Promover a integração entre a família, a escola e a comunidade para que haja melhor aproveitamento de suas potencialidades;
• Capacitar o aluno intelectualmente para enfrentar os desafios a que for submetido;
• Formação humana: Levamos ao aluno o conhecimento da natureza, do amor ao próximo e de Deus através da formação cristã.

Diretores
Cesarina Leite
Gentil Leite
Cincinato Leite
Supervisão Pedagógica
Felipe Menezes
Coordenação Pedagógica (Infantil II ao Infantil V)
Edicelma Freitas
Coordenação Pedagógica Fundamental (1° ao 4° ano)
Fabiana Maia
Coordenação Pedagógica Fundamental (5°ao 8° ano)
Arlene Paiva
Auxiliar de Coordenação Fundamental (5ª ao 8ª ano)
Crislene da Silva
Coordenação Pedagógica Ensino Médio (9º ao 3º ano)
Rstanyslléa Campos
Auxiliar de Coordenação Ensino Médio (9º ao 3º Ano)
Pammela Paiva
Auxiliar da Supervisão Pedagógica
Gerlândia Pinheiro
Coordenação de Esportes
Gilberto Castro
SOR - Serviço de Orientação Religiosa/ Coordenação Disciplinar
Felipi Alves
Coordenação do Setor Administrativo
Patrícia Martins
Coordenação Projeto ARCA (Tempo Integral)
Hosana Saraiva

MATRÍCULAS 2018. Nossa central de matrículas já está pronta para recebê-los (as)!